Em 1988 nasceu na cidade de Santos-SP o Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc), fruto do sonho de jovens interessados de incrementar os estudos espíritas. Desde o início, o seu objetivo tem sido o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas com temática espírita, utilizando metodologia adequada para cada tema e contribuições das várias áreas do conhecimento. Apenas um sonho em seu início, o CPDoc construiu nesses 25 anos de existência um caminho de descoberta e conhecimento. Contou durante todos esses anos com pesquisadores dedicados a diversas áreas, de várias cidades brasileiras.

Com este artigo, e em momento tão especial, o CPDoc retoma sua parceria com o periódico Abertura, um dos principais símbolos da resistência às amarras religiosas do movimento espírita. Há alguns anos foi lançada a coluna do CPDoc no Abertura. Ela durou aproximadamente um ano e publicou artigos sobre várias pesquisas, tais como criminalidade, células tronco, magnetismo e vitalismo, arte e espiritismo, mecanismos da mediunidade e estrutura dos centros espíritas, entre outros. Na prática, a parceria já existia antes e continuou existindo depois daquele período, através da publicação de estudos e análises de integrantes do CPDoc. Algumas contribuições são regulares e sistemáticas. Além disso, muitos estudos do CPDoc foram apresentados nos vários Simpósios Brasileiros do Pensamento Espírita, organizados pelo ICKS com apoio do Abertura. Todos os simpósios, desde que se abriram as apresentações de trabalhos, tiveram trabalhos do CPDoc.

Neste espaço pretendemos apresentar as discussões de temas atuais, com abordagem inovadora e calcada nos mais recentes avanços do conhecimento. O objetivo é o de levar a debate essas discussões, buscando desta forma aprimorar e enriquecer esses estudos.

Metodologia

Os estudos e pesquisas do CPDoc são desenvolvidos com uma metodologia estabelecida desde sua fundação, aperfeiçoada no correr dos anos. Cada integrante desenvolve - individualmente ou em parceria - estudos sobre temas de seu interesse. O texto produzido é repassado aos associados e, em data previamente marcada, faz-se a sua discussão. Com base nas análises dos colegas (entregues por escrito), o autor revisa o seu trabalho original e agenda uma nova apresentação. Deste processo pode resultar a publicação de livros, artigos apresentados em Congressos ou textos para divulgação em vários meios, como a internet.


A divulgação dos trabalhos é feita, sobretudo, em eventos espíritas abertos ao livre pensamento, como o Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita e os Congressos e Conferências da CEPA, entidade à qual o CPDoc aderiu no ano de 1995.

Os livros publicados

O CPDoc já publicou sete livros. São eles:

§ Um Blues no meio do caminho, de Paulo Cesar Fernandes,

§ Magnetismo e vitalismo e o pensamento de Kardec, de Ademar Arthur Chioro dos Reis,

§ Centro espírita: uma revisão estrutural, de Mauro de Mesquita Spinola

§ Teleco, de Geraldo Pires de Oliveira,

§ Igualdade de direitos e diferença de funções entre o homem e a mulher, de Marissol Castello Branco

§ Mecanismo da mediunidade: Processo de comunicação mediúnica, de Ademar Arthur Chioro dos Reis

§ Criminalidade: educar ou punir, de Jacira Jacinto da Silva

§ Breve ensaio sobre o Humanismo Espírita, de Eugenio Lara.

Webcurso de espiritismo: olhando para o futuro

Em 2010, foi lançado o Webcurso de espiritismo do CPDoc, ministrado a distância com uso de recursos da internet. Seu objetivo é oferecer a oportunidade de conhecimento dos conceitos fundamentais do espiritismo de forma livre-pensadora, sem amarras religiosas ou dogmáticas. São abordados os principais tópicos do espiritismo: o que é o espiritismo; Deus, espirito e matéria; reencarnação; mediunidade; ética e moral. O curso dura 4 meses e está baseado em leituras, tarefas e fóruns, mesclados com vídeos, músicas, questionários e outros recursos. O participante aprende realizando as tarefas e participando das atividades interativas.

Oferecido atualmente em português, o Webcurso teve, nas suas primeiras edições, participantes de todo o Brasil e de outros países como Portugal e Japão. Numa segunda etapa deverá também ser oferecido em espanhol, ampliando ainda mais a sua possibilidade de atuação.

Não há pré-requisitos para participar, pois se propõe a ser um curso básico, apesar de exigir leitura e análise crítica no processo de aprendizado.

Para conhecer o CPDoc

O site do CPDoc (www.cpdocespirita.com.br) está estruturado para disponibilizar as informações do grupo, sua proposta e história. Lá estão disponíveis informações sobre os livros publicados, textos completos de vários trabalhos desenvolvidos nesses 25 anos, o resumo das reuniões realizadas e outras informações. Há também informações sobre como participar do Webcurso de espiritismo. Convidamos a todos para visitar o site, conhecer o nosso trabalho e deixar também as suas contribuições e sugestões.

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais