CPDoc: Construindo conhecimento

Coluna do CPDoc - América Espírita – Ano XIII - Nº 134 – Setembro 2006.

A partir deste mês o Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc) ocupará este espaço para apresentar artigos relacionados com os estudos e pesquisas que desenvolve. Em cada mês um novo artigo tratará de um tema específico, sempre envolvendo um assunto de interesse para o pensamento espírita, a sociedade e a ciência. Desta maneira, além de divulgar essas pesquisas, será possível também receber da comunidade análises e críticas que contribuam para seu aperfeiçoamento.

Qual é o objetivo do CPDoc?

O principal objetivo é o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas com temática espírita, utilizando metodologia adequada para cada tema e contribuições das várias áreas do conhecimento. O CPDoc busca, assim, contribuir para o aprimoramento do conhecimento como um todo, e do espiritismo em particular.

Como surgiu o CPDoc?

O CPDoc nasceu em Santos (SP), fruto do sonho de jovens interessados em incrementar os estudos espíritas. Desse sonho, cuja concretização teve início em 1988, ao momento atual, as dificuldades naturais dos grupos dedicados ao processo de construção do conhecimento – mais acentuadas num movimento que pouco preza as construções intelectuais dos encarnados – não apagaram a chama inicial acesa por Jonas Gonçalves Coelho, Eugênio Lara, Carlos Roberto de Messias, Ademar Arthur Chioro dos Reis e Roberto Pallazzi.

Depois de algumas dificuldades, o grupo reestruturou-se em meados da década de 90 e chegou à edição de seis livros até este momento. Ao longo dos anos, teses, artigos, estudos de variados matizes têm sido apresentados por seus membros e por convidados. Atualmente, além das cidades de Santos e São Paulo, o CPDoc conta com associados em Osasco (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Bragança Paulista (SP) Guarulhos e Birigui (SP).

Como atua o CPDoc?

O esquema básico de funcionamento continua o mesmo proposto pelos fundadores. Cada integrante desenvolve - individualmente ou em parceria - estudos sobre temas de seu interesse. Cada texto produzido é repassado aos associados e, numa data previamente marcada, faz-se a discussão. Com base nas análises dos colegas, o autor revisa o seu trabalho original e agenda uma nova apresentação. Deste processo pode resultar a publicação de livros, artigos apresentados em Congressos ou textos para divulgação em vários meios, como a internet.

O CPDoc tem divulgado seus trabalhos em diversos eventos espíritas, especialmente no Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita e nos Congressos e Conferências da CEPA, entidade à qual aderiu no ano de 1995.

 

Quais são os livros publicados pelo CPDoc?

O CPDoc já publicou seis livros. São eles:

♣ Um Blues no meio do caminho, de Paulo Cesar Fernandes,

♣ Magnetismo e vitalismo e o pensamento de Kardec, de Ademar Arthur Chioro dos Reis,

♣ Centro espírita: uma revisão estrutural, de Mauro de Mesquita Spinola

♣ Teleco, de Geraldo Pires de Oliveira,

♣ Igualdade de direitos e diferença de funções entre o homem e a mulher, de Marissol Castello Branco

♣ Mecanismo da mediunidade: Processo de comunicação mediúnica, de Ademar Arthur Chioro dos Reis.

Quem pode participar do CPDoc?

Todos os interessados em pesquisa podem participar, bastando que conheçam os fundamentos do espiritismo e sejam apresentados por integrantes do grupo.

Como é possível conhecer melhor o CPDoc?

Informações, trabalhos publicados e eventos promovidos pelo CPDoc estão apresentados no site do grupo: http://br.geocities.com/cpdocespirita/ . Contatos diretos podem ser feitos através da secretária do CPDoc, Alcione Moreno, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Mauro de Mesquita Spinola: Engenheiro eletrônico, doutor em Computação, professor universitário. Secretário Adjunto da CEPA. Diretor do CEE José Herculano Pires (São Paulo). Atual presidente do CPDoc. Participante do Programa Momento Espírita, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos. Autor do livro "Centro espírita: uma revisão estrutural", editado pelo CPDoc.

Mauro de Mesquita Spinola
Autor: Mauro de Mesquita Spinola
Engenheiro eletrônico, Doutor em Computação, professor universitário. 2º. Secretário da CEPA. Diretor do CEE José Herculano Pires (São Paulo). Atual presidente do CPDoc. Participante do Programa Momento Espírita, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos. Autor do livro "Centro espírita: uma revisão estrutural", editado pelo CPDoc.

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais