Nova obra publicada pelos Amigos do CPDoc

Livro Desafios do Silêncio

Experiências da deficiência auditiva

Livro Desafios do Silêncio

 

Informações das reuniões do CPDoc!  Saiba mais

 

MANIFESTO ESPÍRITA PELA DEMOCRACIA

O CPDoc – Centro de Pesquisa e Documentação Espírita- grupo formado por espíritas de diversos estados brasileiros, comprometido há mais de 30 anos com o estudo, divulgação e desenvolvimento da filosofia espírita, a partir de uma perspectiva kardecista, progressista, laica e livre pensadora vem a público manifestar sua profunda preocupação com o atual momento político e institucional brasileiro.

Nos últimos anos tem sido comum encontrarmos nos meios de comunicação e nas redes sociais declarações públicas de enaltecimento a regimes ditatoriais e de menosprezo à ordem democrática. Declarações de caráter misógino, racista, LGBT fóbicas e de desprezo ao conhecimento científico. Temos observado também a intromissão de valores e interesses específicos de determinados grupos religiosos na esfera do Estado, colocando em risco o princípio da separação entre religião e Estado, fundamental conquista da modernidade.

Ante este estado de coisas, os espíritas ligados ao CPDoc, vêm reafirmar, perante todos os cidadãos brasileiros, espíritas e não espíritas, seu respeito aos valores democráticos, aos direitos humanos, ao estado laico, e aos valores da educação e da cultura, imprescindíveis na formação da cidadania e no desenvolvimento do pensamento crítico. Reafirmam, ainda, a igualdade entre homens e mulheres, o respeito à diversidade de gênero, etnia, cor e orientação sexual e seu compromisso com as liberdades de consciência, crença, expressão e imprensa.

O espiritismo, filosofia espiritualista fundada por Allan Kardec, tem como princípios os valores iluministas da racionalidade e do humanismo, o que faz com que nós, espíritas, rejeitemos, a partir das lições de Allan Kardec e dos espíritos colaboradores do mestre lionês, todos os tipos de obscurantismo, dogmatismo, autoritarismo, sectarismo e discriminação, venham eles das áreas religiosa ou política.

Aproveitamos para manifestar também nossa preocupação com o profundo abismo econômico e social que separa os brasileiros em dois grupos distintos, de um lado algumas poucas pessoas e grupos privilegiados, detentores de um poder econômico altamente concentrado, e de outro a grande maioria da população, que luta a duras penas pela sobrevivência, por pão e dignidade. Entendemos que a paz social é também produto da equidade, sendo impossível alcançá-la desprezando as condições materiais da vida das pessoas.

Esperamos, sinceramente, que o povo brasileiro e suas instituições saibam equacionar com sabedoria os graves conflitos sociais que cruzam a sociedade brasileira neste momento de instabilidade política e institucional, no qual muitos brasileiros estão divididos de forma a desprezar o diálogo e o exercício da alteridade.

Que os valores democráticos, representados pelas ideias de liberdade e igualdade, sejam os faróis a iluminar os caminhos do Brasil nesta quadra da história. Que a ideia de fraternidade possa unir os brasileiros em torno do objetivo comum de um Brasil melhor para todos, sem perder de vista, no entanto, o respeito à diferença e à pluralidade de ideias.

Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, CPDoc.
Santos, março de 2020.

Inscrições

Preencha o formulário e faça sua pré inscrição para os próximos cursos.

LEIA MAIS

Reuniões do CPDoc

Veja nosso calendário de Reuniões CPDoc onde registramos apresentações de trabalhos e outros encontros.

VER REUNIÕES

Nova Diretoria

CPDoc elegeu nova Diretoria: Ricardo de Morais Nunes - presidente, Luciana Balbino da Cruz Nunes - Secretaria e Magda S. Zago - Tesoureira.

LEIA MAIS

Entrevistas e Eventos

Veja as entrevistas e eventos realizados pelo CPDoc!

VER VÍDEOS

Confira na sessão Imprensa nosso Artigos!

Vejas as publicações do CPDoc na imprensa. São diversos assuntos que permitem uma reflexão interna.

As colunas que foram publicadas na imprensa trazem um material interessante e importante para os estudiosos da área.

Ver publicações →
Livro Reencarnação

Presenteie com Livros do CPDoc!

Veja a seção com as publicações do CPDoc. Livro que abordam assuntos sob um ótica diferente e contemporânea.

Perspectivas Contemporâneas da Reencarnação - edição CEPABrasil e CPDoc / Os espíritos falam. Você ouve? de Wilson Garcia / Breve Ensaio sobre o Humanismo Espirita de Eugenio Lara.

Veja mais aqui →

Quem somos

O CPDOC Iniciou suas atividades em 1988, fruto do sonho de jovens espíritas interessados na inserção da crítica coletiva como prática estimuladora ao aperfeiçoamento dos trabalhos.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Mala Direta

Se inscreva em nosso mala direta e receba nossas novidades em seu email